A importância da Odontologia Hospitalar

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Atualmente a doença que mais mata nos hospitais é a pneumonia nosocomial, e é a segunda maior infecção hospitalar, ficando atrás somente das infecções urinárias.

Essa doença tem uma taxa de mortalidade bem elevada. O que poucos sabem é que protocolos de cuidados bucais podem diminuir e até zerar essa contaminação.

Grande parte dos enfermos que estão na UTI, infelizmente contraem a pneumonia nosocomial através do uso da ventilação mecânica.

A boca é a principal porta de entrada para a doença. Todas as bactérias e secreções presentes descem pelo sistema respiratório e seguem para o pulmão, onde ocasiona a enfermidade.

Procedimentos como: escovação nas bochechas, nos dentes, aplicação de clorexidina tópica - poderiam ajudar no controle da doença. Ou seja o papel do cirurgião dentista é fundamental no acompanhamento do doente.

Infelizmente, a odontologia hospitalar não esta presente na maioria dos hospitais.

O CRO (Conselho Regional de Odontologia) esta se mobilizando para poder por em pratica a lei que regulamenta a atuação do profissional . Esperamos que em breve haja mudanças!

Fonte: Odontologia hospitalar no Brasil. Uma visão geral - http://rou.hostcentral.com.br/PDF/v38n2a06.pdf

Related Posts with Thumbnails