A importância de uma boa recepção

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Já dizia o velho ditado: ''A primeira impressão é a que fica'', e fica mesmo. Não importa o atendimento maravilhoso, ou o tratamento extraordinário que seu paciente receber durante a consulta. Se o mesmo for tratado com descaso na hora que chega ao consultório, ou mesmo por telefone, pode apostar boa parte das suas fichas que o retorno à sua clínica será bem difícil de ocorrer.

Obviamente nenhuma fidelização se baseia exclusivamente em uma boa recepção, e o profissional é o principal responsável por fazer a diferença. Mas diferente do que muitos pensam, um bom recepcionista é capaz de fidelizar mais clientes, sim.

Selecionamos aqui, algumas pequenas e fundamentais dicas que mudam por completo a percepção do seu paciente a respeito da sua clinica e do seu trabalho:

Educação e simpatia: Primeiramente, ao selecionar um bom recepcionista, é sempre bom deixar esclarecido desde o momento inicial, que educação e simpatia serão ferramentas de trabalho para ele. Nenhum cliente, por mais mal educado que seja, deve ser tratado com indiferença ou cara fechada. Quanto mais educado e mais simpático seu recepcionista for, melhor. Ou seja, um sorriso no rosto já faz toda diferença.

- Ambiente agradável: Uma boa recepção não é feita exclusivamente de profissionais, o ambiente também pode mudar todo o humor do seu paciente. Manter uma recepção arejada, limpa e com algum objeto para distração enquanto ele espera para ser atendido, é fundamental! Ninguém gosta de esperar, muito menos, esperar em um ambiente desagradável. Portanto quanto mais atributos você puder investir para esse momento tão incomodo, melhor para você e para seus clientes. Para ver outras dicas a respeito de ambiente, acesse nossa vídeo aula: Arquitetura humanizada para consultórios e clínicas.  

Posicione-se: Por fim e não menos importante, trabalhe na energia que você deseja passar para seu cliente. Isso esta diretamente ligado tanto com a decoração do seu consultório, quanto a forma como ele é recebido. Optar pelas cores certas e por um local organizado pode mudar completamente a visão do seu paciente em relação as necessidades e a confiança que você acabará gerando.

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